SAIBA MAIS - INFERTILIDADE MASCULINA
- urologiamedic
- 1 de set. de 2014
- 1 min de leitura
Infertilidade Masculina
Prof. Dr. Enrico Andrade – Prof. Dr. Gustavo Alarcon
Importante salientar que a probabilidade de um casal dito normal alcançar uma gravidez é de cerca de 20% por mês, com uma probabilidade cumulativa de 90% ao fim de um ano.
A infertilidade é assim definida como a incapacidade de um casal em obter uma gravidez após um ano de relações sexuais desprotegidas.
Calcula-se que a infertilidade atinge atualmente cerca de 15% dos casais e que este número sofrerá um aumento progressivo, devido da idade crescente em que se decide ter o primeiro filho. Existe atualmente um desalinhamento entre o pico da capacidade reprodutora, que ronda os 24 anos, quer no homem, quer na mulher, e a idade em que se decide procriar. Isto decorre do hábito, cada vez mais frequente na nossa sociedade, de se protelar a primeira gravidez até que estejam reunidas determinadas condições, sejam no campo económico, sejam no campo acadêmico ou profissional.
Este progressivo envelhecimento dos casais tem repercussões quer na taxa de gravidez natural, quer nos resultados das técnicas de reprodução medicamente assistida. Isto levou atualmente, em casais de idade mais avançada (tipicamente quando a mulher tem mais de 35 anos) a se recomendar o início do estudo da infertilidade de maneira precoce, em não esperar pelos 12 meses inerentes à própria definição.
O fator masculino é responsável por cerca de 20% dos casos de infertilidade e contribui em cerca de 20 a 40% de casos adicionais.
Podemos deste modo considerar, de grosso modo, que o fator masculino está presente em cerca de 50 a 60% dos casais inférteis.
Comments